sábado, 29 de maio de 2010

Erosão

O termo erosão designa o processo ou conjunto de processos, tais como desgaste, transporte e acumulação, que transformam e modelam a superfície da Terra e resultantes da acção dos agentes naturais, nomeadamente as chuvas, o vento, os rios, os glaciares e o mar.

 

 

 
Tipos de Erosão

 
(Chaminés de fada - Erosão Eólica)

Consoante o agente que provoca a erosão, esta adquire diferentes designações:
  • Erosão Eólica: erosão provocada pela acção directa do vento e das partículas por ele transportadas, dando origem, entre outros, às duas ou às rochas em forma de cogumelos.
  • Erosão Fluvial: erosão resultante da acção dos rios sobre a superfície da Terra; a erosão fluvial pode ser lateral (quando o desgaste é efectuado nas margens, provocando o alargamento dos vales) ou vertical (quando a erosão actua no aprofundamento do leito dos rios).
  • Erosão Glaciar: erosão provocada pela acção dos gelos dos glaciares sobre os vales das montanhas enquanto deslizam lentamente em direcção a regiões de menor altitude.
  • Erosão Marítima: erosão sobre a costa provocada pela acção das ondas e das marés e pelos materiais que estes transportam e ainda pela acção química da água do mar.

0 comentários:

Enviar um comentário